Habilitar Macros MS Excel

Que o Microsoft Excel é uma ferramenta muito útil e amplamente utilizada tanto no ambiente profissional quanto no pessoal você já sabe, não é mesmo? Agora, você sabia que existe mais do que tabelas, fórmulas e gráficos por traz desta ferramenta?

As ferramentas do Pacote Office contam com o “VBA” (Visual Basic for Applications), com este recurso é possível extrair muito mais de softwares como: Excel, Word, PowerPoint, Access....


Por isso nossas planilhas são sempre desenvolvidas utilizando de programações em VBA, assim, conseguimos oferecer interfaces mais interessantes e dinâmicas para seu dia a dia, legal, não é? Mas para você poder aproveitar totalmente dos recursos de planilhas desenvolvidas com este tipo de programação, é necessário atender a dois requisitos:


1-    Utilizar a planilha apenas no Microsoft Excel instalado em seu computador, versões on-line vão impedir o funcionamento da planilha;


2-    Habilitar as macros (programações feitas em VBA), de sua planilha. Por questões de segurança, normalmente o Excel irá bloquear as macros na primeira vez que você abrir um arquivo, por isso será necessário habilitar estes conteúdos para que você possa aproveitar totalmente de nossas planilhas.


Existem duas formas de habilitar as macros de uma planilha:


Modo mais fácil: Ao abrir a planilha pela primeira vez será exibida uma tarja laranja próximo da barra de formulas de seu Excel, conforme ilustrado abaixo:
 

b1d11c4a-5ed8-44ad-8693-e6da087b8cb4.jpg

Basta clicar no botão “Habilitar Conteúdo” e pronto, você já poderá utilizar todos os recursos de nossas planilhas. 


Caso você esteja utilizando uma versão mais antiga do Microsoft Excel, ou por algum motivo esta tarja não tenha aparecido ao abrir o arquivo, pode ficar tranquilo(a), temos uma outra solução para você.


Modo mais robusto: Basta seguir o passo a passo abaixo e tudo deve correr bem:


1-    Selecione a aba “Arquivo”;
2-    Clique no item “Opções”;
3-    Acesse a “Central de Confiabilidade”;
4-    Clique no botão “Configurações da Central de Confiabilidade”;
5-    Selecione o item “Configurações de Macro”;
6-    Selecione a opção “Desabilitar todas as macros com notificação”.


Pronto, agora seu Excel passará a apresentar a tarja mencionada no modo anterior, desta forma você poderá aproveitar nossos conteúdos sem perder sua segurança contra arquivos maliciosos.

1
1
press to zoom
2
2
press to zoom
3
3
press to zoom
4
4
press to zoom

Caso tenha dificuldades durante este processo você também pode entrar em contato conosco por WhatsApp através do botão abaixo.